Como promover o meu bem-estar, se não estou deprimido?
Sabendo que, de acordo com a OMS, 8 a 20% das pessoas correm o risco de desenvolver uma depressão ao longo da vida, o melhor é mesmo todos nós apostarmos na prevenção da depressão e promoção do nosso bem-estar e felicidade!
Neste sentido, procure manter uma rede social alargada e fazer atividades que goste. Passear, ir ao ginásio, ao cinema, jantar com amigos, ou brincar com os seus filhos! Procure criar, no seu quotidiano, formas de contribuir para o seu bem-estar, criando momentos gratificantes. Aprecie e valorize cada momento positivo da sua vida! (Rivera, 2009).
Por outro lado, estarmos envolvidos em atividades que nos deem algum sentido para a vida, ajuda-nos muito a evitar uma depressão: através da religião, voluntariado, família, ou um projeto que tenha já em mente. Este envolvimento pode não implicar um momento de alegria, mas a felicidade é mais do que isso! Sentirmo-nos envolvidos naquilo que fazemos, e com um sentido para o nosso percurso de vida pode ajudar-nos a manter uma sensação de vida plena. Um dos grandes fatores protetores do nosso bem-estar é sem dúvida cultivar o otimismo. Procurar as soluções e os recursos que todos temos nas nossas vidas, mais do que criticar, comparar com os outros, ou prever o pior! Se procurarmos alternativas, e gerirmos as nossas expectativas (poucas coisas correm de modo excelente, de acordo com o ideal por vezes irrealista, mas podem sempre correr bem!), maior capacidade teremos para apreciar os pequenos momentos e abraçar a vida com vontade de continuar para a frente (RIVERA, 2009).
Outra forma de prevenção da depressão é manter uma alimentação saudável:
A depressão é, na sua essência, uma doença oportunista, principalmente para aqueles que possuem uma pré-disposição genética para o seu surgimento. É preciso vigilância no sentido de buscar uma melhor qualidade de vida, cuidando com zelo das diversas dimensões da vida humana. (Maria Célia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário